Frente a Frente promovido pelo Sinapro-RS discute os impactos dos sistemas de gestão nas agências de propaganda

Fórum reuniu cerca de 60 lideranças do mercado publicitário gaúcho, em Porto Alegre, para debater algumas das ferramentas disponíveis no mercado e o quanto elas são estratégicas para a operação e os resultados das agências

 

 

Nenhuma ferramenta de gestão disponibilizada atualmente para atender o mercado da indústria criativa é 100% perfeita, mas há uma certeza: elas são imprescindíveis para facilitar a operação e as rotinas de trabalho das agências de propaganda, com impacto direto nos resultados do negócio. Esse foi o ponto alto das discussões em torno do tema “Sistemas de gestão e suas integrações”, que o Frente a Frente promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) colocou em pauta na quinta-feira (14/03), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, na primeira edição do evento no ano. O encontro colocou ‘frente a frente’ cerca de 60 lideranças do mercado publicitário gaúcho para debater esse que é um tema sensível e uma dor comum de todas as agências, tendo em vista que a escolha do sistema de gestão é uma decisão estratégica que impacta diretamente a operação, o fluxo e a integração das informações e, consequentemente, os resultados do negócio.

Sabendo da importância desta temática para as associadas e as empresas do setor, o Sinapro-RS convidou quatro lideranças de agências gaúchas para apresentarem seus relatos e os resultados de quem usa as ferramentas na prática. Camilo Moraes, diretor de Estratégia e Negócios da Sobe, abriu a explanação apresentando a sistemática e as experiências obtidas com o Operand, utilizado desde 2016 pela agência de Santa Cruz do Sul. Ele destacou pontos positivos, como a oferta de uma gestão operacional bastante completa, visual intuitivo, facilidade de lidar com a ferramenta no dia a dia, filtros e relatórios amplos e suporte de atendimento próximo, mas também relatou problemas como lentidão, exportação de dados deficiente, falta de uma agenda integrada e alimentação de dados 100% manual. “Sinto falta de Inteligência Artificial na alimentação de dados. Hoje os desafios das agências e dos clientes são maiores e mais complexos e a ferramenta tem pontos a evoluir.”

Daniel Ramos, diretor de Criação da e21, apresentou a plataforma online VBS, que é utilizada pela agência no seu módulo integrado, modulado para as suas necessidades. Como principais benefícios, apontou a integração total, o que permite a busca fácil dos dados e possibilita medir a operação e a produtividade. “Conseguimos medir o que queremos”, destacou. Já como pontos negativos, sinalizou o design pouco atrativo e a dificuldade de operar a ferramenta, o que impacta nos treinamentos de integração de novos profissionais.

Jair de Mattos, diretor de Gestão da Matriz, esboçou o uso de forma integrada e híbrida do Runrun.it (utilizado desde 2018) e do Publi. Entre as vantagens do Runrun.it, destacou os filtros com várias funcionalidades, avaliação da produtividade e medição do quanto cada profissional consegue entregar, além da validação durante o processo ser feita dentro da ferramenta.

Mariana Garcia, gestora de Estratégias Digitais da Integrada, finalizou o painel com a apresentação do Siga. “Nenhum sistema é perfeito”, alertou, “mas usamos o Siga há 19 anos e todos os times, trabalhos e processos da agência navegam pelo sistema”. Como pontos positivos da ferramenta, relacionou a geração de relatórios de jobs de forma intuitiva, a padronização de briefings e o armazenamento de todo o histórico dos clientes, o que facilita, inclusive, quando eles retornam à agência.

O presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, que fez a abertura do evento e conduziu os trabalhos, mediando o amplo debate que se seguiu após as explanações dos painelistas, avaliou o primeiro Frente a Frente de 2024 como excelente. “O tema é de grande impacto no dia a dia das agências, e os feedbacks que recebi após o evento foram muito positivos. Todos citaram que pautas como essa devem ser frequentes e agradeceram a iniciativa do Sinapro em ser protagonista desse tipo de discussão.”

Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado, em um bate-papo entre as lideranças das empresas associadas que tem como propósito trazer insights para fortalecer a gestão e potencializar o negócio das agências, reforçando o compromisso da entidade com o fomento da gestão das associadas e com o desenvolvimento do mercado criativo gaúcho. O evento tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.

PARTICIPANTES AVALIAM OS IMPACTOS DO EVENTO

“Trabalhamos com o Siga e com o Google e, no dia a dia da agência, acabamos não tendo o costume e nem tempo para analisar outros sistemas. Por isso, foi superimportante participar do Frente a Frente justamente para conhecer outros sistemas, ver quais são as dores das outras agências e o que podemos agregar das experiências compartilhadas no nosso negócio.”
Guido Zimmermann, diretor de criação da Conjunto

“Atualmente usamos o Publi e estamos estudando e pesquisando qual sistema vamos integrar junto. Por isso, foi muito válido participar do Frente a Frente. Além de nos reunirmos com colegas das outras agências, o assunto é bem pertinente porque é o nosso dia a dia e estamos sempre buscando qualificar as entregas, os prazos… É importante conhecer o que as outras agências estão usando e os resultados alcançados, e poder trocar ideias em cima disso, como foi esse Frente a Frente que trouxe um amplo debate com vários questionamentos.”
Sinaia Szczepaniak, diretora administrativo-financeira da Global

“Essa foi a minha primeira participação no Frente a Frente e foi muito interessante conhecer as ferramentas que podem nos ajudar internamente a evoluir no nosso dia a dia, e ver como as agências utilizam os sistemas de maneira diferente para gestão de pautas e as integrações.”
Nina Stober, head de operações da Global

“Há algum tempo percebo que o sistema que usamos na Sobe não nos atende 100% e, ao ver como as outras agências estão trabalhando, percebi que não existe uma solução mágica que resolva todos os problemas. Vi ferramentas, inclusive, um pouco mais quadradas do que a nossa e, assim, vamos entendendo como podemos nos adaptar. Essa troca no Frente a Frente é muito positiva, porque estamos falando com pessoas que estão no mercado com os mesmos desafios e os mesmos problemas para resolver. As perguntas do debate foram muito valiosas e, muitas vezes, abrem novas frentes de pensamento.”
Camilo Moraes, diretor de estratégia e negócios da Sobe

 

 

Crédito das fotos: Agência Preview

 

Informações para Imprensa
Invox Comunicação
Adriana Schio – MTB/RS 8107
54 3025.8882 | 54 99974.9003
adriana@invoxcomunica.com.br
invox@invoxcomunica.com.br
Março/2024

// 18 DE mar DE 2024