Sondagem realizada pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO também mostra que 52,88% das agências do Rio Grande do Sul aumentaram o faturamento e apenas 19,55% tiveram queda de receita em 2021. Em relação ao futuro, 50% delas apontam as perspectivas como boas e 32,14% como muito boas
As expectativas das agências gaúchas para os negócios e para o setor de publicidade ficaram mais positivas para a perspectiva 2022, numa demonstração de crescente confiança na superação firme e gradual da crise provocada pela pandemia da Covid-19. É o que revela a mais recente edição da Pesquisa VanPro Visão Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, realizada trimestralmente pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO com o objetivo de medir e mapear o cenário atual e quais são as perspectivas para o futuro, além de apontar as principais dores dos sócios e executivos das empresas do setor. Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências em todo país, a pesquisa em sua última edição mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário quanto ao impacto da crise sobre as empresas do setor no Brasil. No Rio Grande do Sul, os dados apurados apontam que 52,88% delas aumentaram o faturamento e apenas 19,55% tiveram queda de receitas. Em relação ao futuro, 50% delas apontam as perspectivas como boas e 32,14% como muito boas.
Os números do RS estão alinhados e equalizados com o cenário nacional, onde 53% das empresas pesquisadas em 23 estados e no Distrito Federal relataram aumento de faturamento e apenas 19% apontaram perda de receita em relação ao ano anterior. Na pesquisa realizada no início de 2021, 38% haviam reportado perda no faturamento, sendo que 14% do total tinham perdido mais de 30%.
Mas são nas práticas de gestão que as agências do Rio Grande do Sul se destacam e despontam no ranking nacional quando comparadas com as empresas do setor de outras regiões do país. Das gaúchas entrevistadas na pesquisa VanPro, 75% delas informaram utilizar sistemas de apoio à gestão, enquanto no cenário nacional esse percentual está em 68,27%. Em relação ao planejamento para 2022, o Rio Grande do Sul está bastante à frente em comparação ao Brasil. Entre as agências gaúchas pesquisadas, 57,14% informaram ter elaborado planejamento estratégico e definido as metas para 2022, estando quase 20 pontos percentuais à frente do resultado geral nacional, que aponta para 40,19%. Na elaboração do planejamento orçamento para 2022, essa discrepância é ainda maior, com uma diferença de 30 pontos percentuais. Enquanto 71,43% das agências do Estado informaram terem elaborado orçamento para este ano, apenas 41,16% fizeram o mesmo no restante do país.
A pesquisa também comprova que as agências gaúchas têm forte envolvimento e engajamento com as entidades do setor. Entre as que participaram do levantamento VanPro no Estado, 96,43% são associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro RS) e 89,29% são certificadas pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP).
“Os resultados demonstram o quanto as agências do Rio Grande do Sul estão alinhadas com o restante do país no que diz respeito aos indicadores e expectativas financeiras e, principalmente, atestam o elevado nível de qualidade, a vanguarda e a maturidade das nossas agências nas práticas de gestão e na adoção de importantes ferramentas de gestão, como planejamento estratégico e orçamentário, o que fortalece os modelos de negócios e de operação das agências gaúchas. Só é possível executar sondagens como essa ao se fazer parte de um sistema que conecta a Fenapro aos Sinapros de cada estado”, avalia Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro RS.
Acesse a pesquisa completa em https://bit.ly/ResultadoVanpro21
Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro RS, avalia os resultados positivos da última edição da pesquisa VanPro para as agências gaúchas e o setor de publicidade no Estado
Crédito: Glauco Arnt
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