Sinapro-RS participa do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro realizado nesta semana em Vitória

Líderes empresariais e associativos se reuniram para debater iniciativas que visam contribuir para o fortalecimento da indústria criativa ou publicitária. Entre elas, a importância do alinhamento nacional para as melhores práticas de mercado e o lançamento do Festival Nacional de Criatividade

 

Fernando Silveira (diretor do Sinapro-RS e presidente da ARP), Daniel Queiroz (presidente da Fenapro), Alexandre Pedroni (presidente do Sinapro-ES) e Juliano Brenner Hennemann (presidente do Sinapro-RS) no Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro, realizado em Vitória. Crédito: Ana Moreira / Divulgação Sinapro-RS

 

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul ( Sinapro-RS ) marcou presença e levou as pautas e demandas do mercado publicitário gaúcho para o Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro, que contou com a participação de lideranças empresariais e associativas de todo o país. O Encontro promovido pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO aconteceu nesta segunda-feira (19/08), em Vitória (ES), contando com o apoio do Sinapro-ES, para debater os diversos temas e iniciativas que estão na agenda dos Sinapros e do mercado para o fortalecimento das agências e da atividade publicitária.

O Sinapro-RS esteve representado no evento pelo presidente Juliano Brenner Hennemann, pelo diretor Fernando Silveira, também presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), e pela secretária executiva Ana Moreira. O presidente da entidade gaúcha aproveitou a oportunidade para conhecer a dinâmica do 37º Festival Colibri, considerado o “Oscar da Publicidade” no ES, realizado nos dias 14 e 15 de agosto e que nesta edição entregou 45 prêmios em quatro categorias.

“O Encontro Nacional da Fenapro em Vitória destacou-se pela oportunidade de participarmos do Colibri, um dos maiores festivais de criatividade do Brasil e um exemplo a ser seguido, uma realização exemplar do Sinapro do Espírito Santo. Além disso, acompanhamos de perto os Grupos de Trabalho, nos quais presidentes dos Sinapros e diretores da Fenapro estão engajados em diversas frentes de ação, visando o fortalecimento dos mercados regionais e do mercado nacional”, pontou Hennemann.

Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, destacou essa edição do Encontro como muito produtiva, por apontar a continuidade de uma série de ações que visam ajudar as agências a se reposicionarem de forma relevante e a reestruturarem os seus modelos de negócios. “Essas iniciativas têm reflexo em toda a atividade publicitária nacional. São projetos que fazem parte do modelo #SinaproForte e que visam contribuir para a evolução das agências de propaganda”, ressaltou o dirigente.

Uma das iniciativas anunciadas no Encontro foi a criação de um guia de melhores práticas na publicidade, que se integra à proposta de se promover o alinhamento nacional e estratégico dos Sinapros e das agências em torno das condutas adequadas aos temas mais sensíveis do mercado publicitário. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Festival Nacional de Criatividade, cuja primeira edição acontecerá em novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a inovação e o talento das agências e dos publicitários brasileiros.

Entre as decisões, está a priorização de Grupos de Trabalho (GT’s) do Ecossistema Sinapro/Fenapro em áreas chaves como desenvolvimento de pessoas, relações de trabalho e saúde mental, impacto da Inteligência Artificial no negócio da propaganda, compliance interno e externo das agências e dos Sinapros, melhores práticas em concorrências, transformação digital e novos modelos de negócio. Cada GT conta com quatro ou cinco lideranças envolvidas para o desenvolvimento de ações e projetos nessas áreas.

Reforçando o compromisso com a governança e a sustentabilidade do ecossistema, também foram instauradas comissões permanentes do Ecossistema Sinapro/Fenapro para acompanhamento de temas relevantes, como a de Central de Licitações, Captação de Recursos, Ética e Revisão Estatutária.

Para Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro-ES e anfitrião do evento, as iniciativas do ecossistema têm sido muito importantes e de grande valor para o desenvolvimento das agências e do mercado. “Os encontros são fundamentais para a atualização das agendas e avanços das iniciativas propostas pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro”, afirmou, ao ressaltar que essa edição também permitiu às lideranças acompanharem in loco o 37º Festival Colibri, a maior premiação da publicidade capixaba.

Projetos em andamento

A pauta do Encontro abrangeu, ainda, outros projetos do Ecossistema, como o Novo Paper Transforma (material de inteligência focado em pessoas e equipes nas agências), o modelo-base da Tabela de Referência na precificação interna das agências, a revisão e modernização dos estatutos da atividade sindical, a criação do Guia de Melhores Práticas e o avanço da plataforma de assinatura ConectaPro, que traz conteúdos sobre o setor de publicidade e propaganda.

Também integraram a pauta outros temas de interesse do setor, como a interlocução parlamentar e o mapeamento e monitoramento de leis e projetos de lei que afetam a publicidade, e aqueles relacionados às questões sobre modernização do processo de certificação do CENP. A próxima edição do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro em 2024 acontecerá no dia 25 de novembro, em Fortaleza (CE).

 

Informações para Imprensa
Invox Comunicação
Adriana Schio – MTB/RS 8107
54 3025.8882 | 54 99974.9003
adriana@invoxcomunica.com.br
invox@invoxcomunica.com.br
22/08/2024

// 23 DE ago DE 2024