Realizado em Porto Alegre e no Vale dos Vinhedos, nos dias 16 e 17 de agosto, evento promovido pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro contou com a presença de cerca de 30 lideranças empresariais e dos Sinapros de todo o país no debate de iniciativas que devem contribuir para o fortalecimento das agências de propaganda e de todo mercado publicitário nacional.
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) foi o anfitrião do Encontro das Lideranças da Propaganda, promovido pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro nos dias 16 e 17 de agosto, em Porto Alegre e no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS. O evento mobilizou dirigentes dos Sinapros de vários estados e reuniu cerca de 30 lideranças da propaganda de todo o país em uma grande imersão sobre as iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de toda a indústria da propaganda e das entidades associativas.
Na ocasião, foram comemorados os 45 anos do Sinapro-RS com uma edição especial do “Frente a Frente”, o principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho, que teve como convidado especial Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO, que apresentou reflexões sobre o novo híbrido na indústria da propaganda.
O Encontro das Lideranças da Propaganda tem como propósito atualizar os temas que estão impactando a indústria da comunicação e, principalmente, os projetos do modelo #SinaproForte que visam contribuir para o reposicionamento de relevância das agências de propaganda e a reestruturação dos seus modelos de negócios. Entre os objetivos do encontro estão ampliar o networking e o engajamento entre as lideranças associativas, debater e trocar experiências em prol do fomento do segmento, destacar aprendizados e orientações sobre os desafios associativos e somar esforços para um Ecossistema Sinapro/Fenapro forte e representativo.
Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, destacou a importância da reestruturação operacional dos Sinapros, a atuação como ecossistema e a adoção estratégica do modelo #SinaproForte. “Queremos trabalhar cada vez mais para a construção de um Ecossistema Sinapro/Fenapro com relevância nacional, forte capacidade de articulação e mobilização regional. São muitos os desafios que enfrentamos no nosso setor, e daí a importância de termos um modelo forte e estruturado, contemplando a visão e atuação das lideranças empresariais regionais da nossa indústria nas diferentes localidades do país”, reforçou o presidente da Fenapro.
Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, ressaltou a satisfação em receber o Encontro das Lideranças da Propaganda no Rio Grande do Sul coincidindo com as comemorações dos 45 anos da entidade representativa do setor no Estado. “Esses fóruns de trabalho são fundamentais para que as lideranças tenham uma visão de todas as iniciativas em andamento desenvolvidas por todo o Ecossistema Sinapro/Fenapro a fim de fortalecer a nossa indústria nos estados e em âmbito nacional”, pontuou.
O encontro reforçou o objetivo macro da entidade para o triênio 2023/2025: contribuir para o reposicionamento de relevância das agências em seus mercados, viabilizando os caminhos para as transformações exigidas, e fortalecer o ambiente associativo por meio dos Sinapros.
Esse objetivo está alinhado ao propósito do Ecossistema Sinapro/Fenapro de liderar o processo de transformação/evolução que o negócio está vivendo, reunindo todos os recursos disponíveis (empresas, instituições e a força das pessoas), por meio do fortalecimento da atuação dos Sinapros junto às agências. Nesse sentido, foram destacadas as atividades realizadas pelos Sindicatos, fortalecendo seus serviços e disponibilizando às agências ferramentas e mecanismos de apoio nos pilares legal e de gestão, para que elas se fortaleçam cada vez mais e possam fazer melhores entregas aos clientes.
A pauta do Encontro das Lideranças da Propaganda
Um dos destaques da pauta foi o Fortômetro, indicador estratégico que mede e direciona os avanços do Ecossistema Sinapro/Fenapro rumo aos objetivos de fortalecimento do ambiente associativo como base de fomento, defesa e apoio na transformação e evolução das agências de propaganda em todo o Brasil. Promoveu-se um amplo debate entre as lideranças presentes sobre os indicadores e as metas de gestão, em busca de um ecossistema forte e atuante.
Foram discutidos também os projetos em andamento nos 13 Grupos de Trabalho (GT´s) para temas relevantes do Ecossistema Sinapro/Fenapro, com as devidas atualizações e encaminhamentos necessários, visando levar entregas estruturais e tangíveis para as agências e fomentar o desenvolvimento do setor em âmbito nacional. Entre eles, estão o avanço da VanPro (Visão do Ambiente de Negócios), a plataforma de monitoramento do setor, que é um importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas; o desenvolvimento de capacitação empresarial e geração de conteúdos que poderão auxiliar os Sinapros e as agências em seu crescimento; e questões como a integração nacional das nomenclaturas dos itens da lista referencial de serviços do setor, o monitoramento de leis e interlocução parlamentar e a realização de eventos regionais e nacionais, entre outras ações.
Integraram, ainda, a pauta de debates assuntos como a PEC da Reforma Tributária e seus impactos no setor e para os clientes. Discutiu-se, ainda, os princípios da gestão, traduzidos em agir de forma ampla, ética, imparcial e com total transparência em todos os aspectos da representação associativa, fomentando a boa convivência e o engajamento de todo o trade publicitário, sempre atuando em prol da sustentabilidade do Ecossistema Sinapro/Fenapro de forma inovadora, ágil e proativa.
Enquanto anfitrião local, o presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade no mercado gaúcho, como o Buscador de Agências, a Pesquisa de Cargos e Salários e a campanha de valorização da propaganda ancorada no conceito 3/100 (3% de investimento para 100% de resultados). André Mascarenhas, presidente do Sinapro-BA, apresentou o EnaPro, que irá oportunizar três dias de imersão para as lideranças do setor na Praia do Forte, na Bahia. E Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro, discorreu sobre a pesquisa que está sendo feita pelo CENP em parceria com a Fenapro, em torno dos temas relacionados à mídia.
“Saio deste encontro confiante de que, com a mobilização, o engajamento e o comprometimento das lideranças dos Sinapros de todo país, juntamente com os projetos estruturados e modelos de atuação definidos e operando em sinergia, estamos colocando o foguete do Ecossistema Sinapro/Fenapro apontado para cima”, afirmou o presidente da Fenapro no encerramento do evento.
A próxima edição do Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda em 2023 acontecerá em novembro, na Bahia.
Crédito das fotos do evento:
Neitor Corrêa @nc.neitor_fotografias
Informações para Imprensa
Invox Comunicação
Adriana Schio – MTB/RS 8107
54 3025.8882 | 54 99974.9003
23/08/2023