Sinapro-RS participa do Encontro do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO que reuniu líderes empresariais e associativos no Rio de Janeiro

 

Evento realizado nos dias 13 e 14 de agosto foi marcado pela entrega de diversos projetos
desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho da atual gestão e por discussões estratégicas para a

evolução da propaganda brasileira

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) marcou presença e
levou as pautas e demandas do mercado publicitário gaúcho para o Encontro Nacional do Ecossistema
SINAPRO/FENAPRO, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de agosto. O evento contou com a
participação de cerca de 40 lideranças da publicidade de 22 estados brasileiros e foi marcado pela entrega
de diversos projetos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho (GT´s) na atual gestão da Fenapro, com vistas a
apoiar o desenvolvimento e crescimento das agências de propaganda de todo o país. O Sinapro-RS esteve
representado pelo presidente Juliano Brenner Hennemann, pelo vice-presidente Fernando Silveira, também
diretor da Fenapro, e pela gestora executiva Karine Morais.
Com foco no fechamento, no final deste ano, das atividades realizadas no ciclo da atual gestão da Fenapro,
os GT’s das diversas áreas avançaram nas entregas de projetos muito importantes para todo mercado
publicitário brasileiro. Entre eles, destacou-se o de unificação das Listas Referenciais de Custos Internos, que
entrará em vigor a partir de janeiro de 2026. “O objetivo é ter um padrão único na linguagem dos itens de
serviços prestados em todo país e, principalmente, trazer mais eficiência e acessibilidade às agências ao
substituir as listas físicas, impressas e estáticas, por uma plataforma de consulta e interação sistematizada
em torno desse importante instrumento de mercado”, destaca Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Outras iniciativas dos GT’s incluem uma Pesquisa Salarial inédita, realizada em parceria com a CELERH, que
visa fornecer uma radiografia das médias salariais praticadas por cargos e funções em todos os setores de
uma agência e dos benefícios oferecidos, bem como das práticas de gestão de pessoas. A sondagem será
entregue no quarto trimestre. Também se destacaram iniciativas consolidadas ao longo da gestão da atual
diretoria, como os workshops Transforma e Dica Legal, além das lives Chacoalha e Dica Legal — realizadas
em parceria com o Sinapro-SP. Entre as ações de maior relevância, está o lançamento do Guia de Licitações
Públicas, elaborado pelo advogado Paulo Gomes de Oliveira Filho, em parceria com o Sinapro-SP e a ABAP. O
material se consolidou como uma referência estratégica para orientar a atuação das agências associadas em
todo o país.
Na pauta, ações bastante relevantes, como o GT de Inovação & Transformação dos Negócios, que, dentre
suas atribuições, avalia o impacto da IA nos Negócios; o projeto “Método de Gestão P4C2”; o “Programa de
Desenvolvimento de Lideranças Associativas” e o “Festival Nacional de Criatividade”, todas iniciativas que
serão lançadas até o final deste ano.

“O Encontro Nacional do Sistema SINAPRO/FENAPRO no Rio de Janeiro reafirmou a força, a união e o
engajamento do nosso mercado. Quando reunimos lideranças de todo o país, vemos, na prática, como o
associativismo potencializa ideias, acelera soluções e constrói caminhos coletivos para fortalecer as
agências”, destaca Phelipe Pógere, presidente do Sinapro-RJ e anfitrião do evento.
Na avaliação do presidente do Sinapro-RS, o evento foi uma excelente oportunidade para avaliar as entregas
e os projetos em andamento na atual gestão e, principalmente, para se preparar para o futuro dos negócios.
“É sempre um momento muito relevante para olharmos para o nosso mercado, trocarmos informações,
acompanharmos de perto os Grupos de Trabalho, olharmos para o cenário futuro, alinharmos estratégias e
construirmos frentes de ação para o fortalecimento dos mercados regionais e do mercado publicitário
nacional”, reforça Hennemann.
Preparação para o futuro do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO
O evento contou também com a segunda etapa do Workshop “Cenários Futuros”, conduzido por Fernando
Braga e Silva, fundador da Delta Consulting, que tem como objetivo auxiliar as lideranças a desenvolverem
uma visão mais abrangente e estruturada sobre o futuro do setor publicitário e do Ecossistema
SINAPRO/FENAPRO. “O workshop mostrou aos participantes como lidar com a imprevisibilidade, como gerar
opções estratégicas e destacou, principalmente, a importância de aprender sobre o presente considerando
múltiplas perspectivas para o futuro”, destaca Fernando Braga. O profissional, que também é especialista em
planejamento estratégico e cenários futuros, utilizou, no workshop, a metodologia Oxford Scenario Planning
Approach (OSPA), um modelo que permite que organizações aprendam a lidar melhor com a incerteza,
ampliando suas possibilidades estratégicas.
O encontro também assinalou a criação de uma delegacia regional da Fenapro no Estado de Alagoas e a
retomada das operações das delegacias regionais nos estados do Amazonas e Maranhão. Com as delegacias,
a Fenapro amplia a sua representação para 22 estados, dos quais 19 já contam com Sinapros. As delegacias
são um fórum inicial de representação da entidade, que funciona como uma etapa de preparação para a
constituição posterior de um Sindicato das Agências de Propaganda. Em Alagoas, Gustavo Moreno, da Labox,
estará à frente da nova Delegacia, enquanto no Amazonas, Eulália Xavier, da Mene Portela, foi reconduzida à
delegada, e no Maranhão, Felipe Ladeira, da La Marca, é o novo delegado.

LEGENDA DA FOTO
Juliano Brenner Hennemann (presidente do Sinapro-RS) e Phelipe Pógere (presidente do Sinapro-RJ) no
Encontro Nacional do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO realizado no Rio de Janeiro
Crédito: Divulgação Sinapro/Fenapro

Informações para Imprensa
Invox Comunicação
Adriana Schio – MTB/RS 8107
54 3025.8882 | 54 99974.9003
adriana@invoxcomunica.com.br
invox@invoxcomunica.com.br

// 27 DE ago DE 2025